4 de nov de 2013

Relacionamento online: especialista dá dicas de segurança na Rede


Conhecer pessoas na internet está se tornando cada vez mais comum. Afinal, não temos como negar que vivemos na rede e, então, por que não usá-la para encontrar alguém especial?

Os sites de relacionamento podem ser uma ótima oportunidade para aqueles que querem achar a tampa da panela, mas tomar alguns cuidados é de extrema importância para não cair em golpes e acabar se dando mal. Por isso, conversamos com a advogada especialista em direito digital Isabela Guimarães Del Monde, que deu dicas super úteis de segurança na rede. Confira!

Primeiro contato 

Quem dera se todas as pessoas online buscassem a mesma coisa. Infelizmente, muitas delas são e estão mal intencionadas na rede, o que torna necessário prestar atenção em alguns detalhes. Segundo a advogada, o primeiro passo para descobrir se a pessoa que está trocando mensagens com você é confiável, é procurar pelo nome dela nos buscadores da internet. “Pesquise se a pessoa traz o nome real no perfil, investigue, veja se as fotos parecem reais e se os amigos parecem próximos. Um perfil falso normalmente tem conteúdo com aspecto comercial (fotos profissionais, por exemplo), ou não conta com fotos e outras informações”, explica.


Além disso, vale a pena saber mais sobre o site que você frequenta. “Na barra do endereço, verifique se há uma conexão segura iniciada por https:// ou se há a imagem de um cadeado ao lado. Em último caso, veja se o site tem certificado de segurança”, ensina Isabela. ”Evite clicar em links ou chamadas extremamente chamativas e atraentes e com oportunidades únicas,pois essa abordagem normalmente é fraudulenta”, acrescenta.


A sua conduta dentro do site também deve ser precavida. Não passe informações confidenciais, como senhas bancárias e números de cartão.


Do virtual para a vida real 


Se após dias de conversa você achar que é válido ultrapassar as barreiras da tela do computador, tome cuidado! Não caia na tentação de achar que conhece a pessoa. Confiança deve ser fruto de tempo e vários encontros. Portanto, o mais seguro é marcar de se conhecerem em algum local público, com grande circulação de pessoas e durante o dia. “Evite locais ermos, escuros ou nos quais você não vai conseguir solicitar ajuda ou se retirar rapidamente”, acrescenta. Vale também avisar onde vai e que horas volta para algum amigo. Assim, se algo acontecer fora do combinado, ele terá como te procurar.


Com o aumento da circulação de gente em sites de relacionamento, muitas pessoas se aproveitam da situação para aplicar golpes. O principal foco desses golpes é a retirada de dinheiro da vítima e ele pode ser aplicado, inclusive, nesse momento de colocar o primeiro encontro na prática. “Não confie em pessoas que pedem dinheiro contando uma história trágica ou porque querem vir te visitar mas não podem pagar – esse é um dos golpes mais comuns”, conta Isabela.


Por fim, não deixe o medo te impedir de se relacionar. Seja inteligente e responsável para curtir da melhor maneira as novas amizades e, quem sabe, um novo amor.


 Consultoria: Isabela Guimarães Del Monde – especialista em Direito Digital e sócia do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados
Pin It

Nenhum comentário

Postar um comentário