7 de jun de 2013

Queer


Queer é um termo que provém do inglês. Seu significado atual tem a ver com gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros entre outras designações.
Seu significado inicial pode ser compreendido através da história da criação do termo, inicialmente uma gíria inglesa. Literalmente significa "estranho" ou "esquisito", mas a palavra foi usada em uma superposição de significado com a palavra queen, ou "rainha". Assim, seu significado completo seria de um homossexual masculino bastante afeminado, pois este seria uma rainha diferente.
Outra derivação seria que queer derivou da palavra quare do Inglês Antigo, que significava "questionado ou desconhecido".
Por muito tempo a palavra Queer foi considerada ofensiva aos homossexuais, que significa bicha (no Brasil) e paneleiro (em Portugal).
Na verdade, a palavra Queer tem sido adotada pela comunidade LGBT no intuito de ser ressignificada. De um termo pejorativo, que colocava constantemente à margem os apontados por ela, a palavra Queer passou a denominar um grupo de pessoas dispostas a romper com a ordem heterossexual compulsória estabelecida na sociedade contemporânea, e mesmo com a ordem homossexual padronizante, que exclui as formas mais populares, caricativas e até artísticas de condutas sexuais. Assim, travestis, drag-queens, transsexuais e outras pessoas consideradas estranhas, e por isso, não aceitas socialmente, ao se denominarem queer ganham espaço social e individualidade, se distanciando cada vez mais de conceitos tais como desviantes ou aberrações.


http://pt.wikipedia.org/

Pin It

Nenhum comentário

Postar um comentário